Esta é uma forma que um espírito claramente enfraquecido encontra para se desculpabilizar a si mesmo ou para se sentir redimido das suas culpas. Porém, as pessoas que frequentemente escolhem a via da auto-condenação acabam por castigar não apenas a si, mas também às pessoas que mais amam, embora o façam inconscientemente. Este acto revela também uma clara ausência de auto-estima, pois se a nossa consciência nos acusa de algo, devemos pedir perdão a Deus e a quem magoámos e não fazer da nossa culpa e auto-comiseração o nosso porta-estandarte.
Versículo: “O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos.” (Pv 17.22)
Conselho: Pare de se travar a si mesmo. Peça perdão a quem magoou e a Deus, assim como a Sua orientação
19º Sintoma:Timidez
A timidez é a antítese da fé, pois quem tem fé assume-a abertamente através de atitudes, que demonstram a sua coragem e intrepidez, e não se “esconde” por detrás de uma inibição, reserva ou um receio de falhar: ela age sem medo!
Versículo: “Por que sois assim tão tímidos?! Como é que não tendes fé?” (Mc 4.40).
Conselho: Tenha a mesma coragem do seu objectivo, pois ele não perguntou a ninguém se podia existir
18º Sintoma:Irreverência
Mostrar desrespeito pela autoridade, regras ou situações estabelecidas é visto por muitos como uma qualidade do espírito, contudo, ter um “espírito irreverente”, como muitas vezes se diz, não passa de adoptar uma postura rebelde e inconsequente. Não se trata de coragem ou bravura de espírito, pois esta manifesta-se pelas atitudes de fé, que não ofendem ou ferem as susceptibilidades de ninguém. A irreverência é rebeldia e a rebeldia é um pecado do espírito que, de forma alguma, deve ser confundida com uma qualidade.
Versículo: “… aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação.” (Rm 13.2)
Conselho: Respeite a autoridade, assumindo a sua postura como cristão
17º Sintoma:Pessimismo
Vemos o poder que existe na verbalização das palavras. Naquilo que proferimos: abençoamos ou amaldiçoamos. As nossas palavras são materiais que damos ou para o Espírito Santo agir ou para os espíritos malignos actuarem. Por isso, a Bíblia condena os maldizentes. Com as nossas palavras edificamos ou destruímos.
Versículo: “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” (Mt 6.22-23)
Conselho: Use o poder inerente às suas palavras, de uma forma construtiva, sendo positivo
16º Sintoma:Dúvida
Pedro deixou de fitar O único antídoto para a dúvida, que é a fé em Cristo. É este o efeito da dúvida na vida do ser humano, contamina, lança suspeitas e, por fim, leva a uma crise da fé, na qual já não acreditamos em nada e nem em ninguém, correndo até o risco de também nos afundarmos nas situações que surgem na vida.
Versículo: “Homem de pequena fé, por que duvidaste?” (Mt 14.31)
Conselho: O espírito da negatividade é a alma da dúvida
FONTE:BP.JULIO FREITAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário