É essa força que nos move, nos impulsiona e nos faz conquistar o impossível
Ao contrário do que muitos imaginam, fé nada tem a ver com religiosidade. Ela é algo intrínseco ao ser humano. Todos - pobres, ricos, judeus, mulçumanos, católicos, evangélicos, espíritas, umbandistas, céticos, ateus – a possuem.
Alguns chamam essa força interior de otimismo, pensamento positivo, energia, bons fluídos. Não importa o nome dado, a verdade é que tudo isso se resume em uma única palavra: fé.
Talvez você diga? Mas o ateu não crê em Deus, logo, ele não pode ter fé.
Negativo.
Ele pode até não acreditar na existência de Deus, mas ainda assim tem fé.
Parece contraditório? Mas não é.
Vamos ao significado da palavra fé:
Fé é a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos nesta ideia ou fonte de transmissão.
Em outras palavras, fé é certeza, confiança.
A nossa vida é um exercício contínuo da fé. É como respirar. Ninguém para e diz: agora vou respirar. Não. É algo natural.
O mesmo se dá em relação à fé.
Até a criança quando começa a dar os seus primeiros passos faz uso dessa força invisível. Ela cai uma vez, duas, três... Mas não desiste. Ela insiste, persiste, até finalmente conseguir andar. Isso porque dentro dela existe essa certeza.
Ter fé é acreditar e lutar por um sonho e ter certeza de que cedo ou tarde ele se tornará realidade. Ninguém luta por algo que não acredita.
Quando um pai de família sai de casa às 5 horas da manhã para procurar emprego, ele está fazendo uso da fé. Uma mãe quando - mesmo com o coração apertado - deixa sua filha adolescente viajar com os amigos, também.
É essa força que nos move, nos impulsiona e nos faz conquistar o impossível.
É com ela e por meio dela que vencemos obstáculos e desafios.
Como justificar a superação de pessoas que tinham todos os motivos do mundo para desistir da vida, ficarem prostradas, infelizes, descrentes de tudo, mas, em vez disso, da fraqueza tiraram forças para dar um novo sentido à vida, senão pelo puro exercício da fé?
Ela é o combustível da humanidade.
Sem fé não teríamos chegado à lua. Não teríamos descoberto a pólvora, a energia elétrica, a cura de tantas doenças, desbravado os mares, enfim. Não fosse essa "energia" que pulsa dentro de cada um de nós, teríamos permanecido estagnados.
É essa força que nos faz levantar todas as manhãs, arregaçar as mangas e ir à luta, e crer que com o nascer do sol também renasce a nossa confiança.
Deus é tão bom que não restringiu a fé apenas àqueles que creem nEle. Todos, sem exceção, têm o privilégio de desfrutar de seus benefícios. Para tanto, é preciso exercitá-la, do contrário não terá nenhuma serventia. É como ter um tesouro e deixá-lo esquecido.
Essa é a razão de muitos estarem prostrados, abatidos, frustrados e desanimados.
Nisso vemos a diferença entre vencedores e vencido
Nenhum comentário:
Postar um comentário